Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Shopping
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus ShoppingManaus Shopping
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Atendimento tributário cresce 122% no primeiro semestre de 2025

26 de agosto de 2025
Compartilhar

O Manaus Atende Inteligência Artificial (Maia), assistente virtual de atendimento tributário da Prefeitura de Manaus, disponível pelo WhatsApp (92) 3672-1600, registrou um crescimento expressivo neste ano. Neste primeiro semestre, 77.669 contribuintes já utilizaram o serviço, o que representa aumento de 122% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizados aproximadamente 35 mil atendimentos.

Do total de atendimentos realizados entre janeiro e junho deste ano, 67.946 contribuintes tiveram suas dúvidas solucionadas diretamente pelos menus automáticos do chatbot, que funcionam de forma simples e rápida. Já 9.723 atendimentos foram encaminhados para contato direto com os agentes do Manaus Atende, garantindo suporte humanizado aos cidadãos que necessitaram de informações adicionais e mais detalhadas.

Para o subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), Arminio Pontes, responsável pela implementação do canal, os números comprovam a aceitação da ferramenta e sua importância para facilitar o acesso da população às informações tributárias do município.

“Seguindo as tendências tecnológicas atuais, a Semef vem implementando novos canais de comunicação com o contribuinte mais eficientes. É o caso do WhatsApp, que implementamos há quase dois anos, e tem sido uma das ferramentas importantes para facilitar essa comunicação, tornando-a mais direcionada a assuntos específicos. Além de e-mails, cartas e SMS, agora temos esse canal pelo WhatsApp para tornar o nosso atendimento mais interativo e imediato”, disse.

O canal, lançado em dezembro de 2023, oferece atendimento automatizado do chatbot 24 horas por dia. Para acessar, basta salvar o número (92) 3672-1600 nos contatos e enviar uma mensagem com a palavra “oi”. Após informar o CPF ou CNPJ, o contribuinte já tem acesso a um menu interativo com várias opções de serviços.

Entre os serviços disponíveis estão consultas relacionadas a parcelamentos de IPTU, ISS, Alvará, ITBI, além de orientações sobre outros procedimentos tributários. Caso as dúvidas não sejam resolvidas via chatbot, o contribuinte pode ser direcionado a um atendente para suporte especializado.

Segurança e praticidade

Pontes também reforçou que o canal não recebe áudios, vídeos ou ligações, sendo exclusivo para mensagens de texto. Ele alertou ainda que os contribuintes devem sempre verificar o selo verde de verificação do perfil, que confirma a autenticidade do serviço oficial da Prefeitura de Manaus.

A solução tecnológica foi desenvolvida em parceria com a empresa brasileira Gove, especializada em sistemas de relacionamento voltados para o setor público. Nesta fase, o atendimento está focado em demandas tributárias, mas a meta é expandir o serviço para outras áreas da administração municipal.

Com a crescente adesão, o atendimento via WhatsApp consolida-se como um dos principais canais de comunicação entre a Prefeitura de Manaus e os contribuintes, combinando agilidade, acessibilidade e eficiência.

Outros canais

Além do serviço de atendimento via Whatsapp, a Central de Atendimento Manaus Atende também disponibiliza outros canais para atendimento tributário direto ao cidadão, como o Call Center, por meio do número 156. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O contribuinte também pode optar pelo atendimento via formulário “Fale Conosco” ou pelo chat, ambos disponíveis no portal de serviços: manausatende.manaus.am.gov.br.

— — —

Texto – Anderson Farias Semef

Foto – Divulgação/Semef

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

#SouManaus impulsiona comércio informal com 400 vendedores

6 de setembro de 2025
Manaus

Centro histórico se transforma em palco de arte e cultura no ‘#SouManaus 2025’

6 de setembro de 2025
Manaus

Experiências da Semsa ganham destaque no evento do Cosems-AM

6 de setembro de 2025
Manaus

Atendimentos no primeiro dia do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

6 de setembro de 2025
Manaus

Bruno & Marrone e Joelma fecham primeira noite do Palco Malcher

6 de setembro de 2025
Manaus

Louvor e adoração marcam a primeira noite do #Sou Manaus

6 de setembro de 2025
Manaus ShoppingManaus Shopping