A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) multou a empresa Águas de Manaus em R$ 637,2 mil pela ocorrência frequente de desabastecimento de água no residencial Viver Melhor 1 e 2, no bairro Lago Azul, na zona Norte da cidade.
Os problemas de falta d’água na localidade vem sendo acompanhados pela Ageman desde março, quando a empresa foi notificada a apresentar medidas com o objetivo de regularizar o abastecimento para as mais de 1.700 famílias que moram no residencial.
Nas vistorias realizadas pela equipe técnica da Diretoria de Concessões, Obras e Saneamento da Ageman foram identificadas diversas não conformidades graves como desabastecimento frequente e prolongado, além de baixa pressão generalizada nas redes de distribuição, comprometendo a qualidade e a regularidade do serviço aos usuários.
Após a notificação do órgão regulador, a concessionária chegou a realizar diversas intervenções, entre elas a instalação de dois reservatórios provisórios, fez a limpeza e testes de vazão no poço que atende ao residencial, e implantou obras de extensão de rede. No entanto, as providências adotadas não foram capazes de solucionar o problema de forma definitiva e a localidade tem recebido diariamente reforços com o auxílio de carro-pipa.
Diante da continuidade dos problemas de desabastecimento, a gravidade das falhas, a duração prolongada do problema e a extensão coletiva do dano causado aos usuários, a Ageman emitiu o auto de infração que resultou na aplicação da multa.
O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, explica que mais do que multar, é necessário que a empresa resolva o problema. “Nós queremos que os usuários sejam atendidos todos os dias de forma ininterrupta. A gente quer que a empresa preste um serviço de qualidade aos moradores. Água é um serviço essencial”, destacou.
Elson disse ainda que a concessionária já iniciou a obra de um novo poço para atender a população do residencial e que a pedido da Ageman, a empresa está estudando a possibilidade de construir um novo reservatório, a fim de atender a demanda, visto que nas proximidades do residencial existem áreas de invasão que se utilizam do sistema de abastecimento, comprometendo a qualidade do serviço oferecido aos moradores do Viver Melhor 1 e 2.
A concessionária tem 30 dias para pagar a multa ou 15 dias para apresentar recurso administrativo. A Ageman segue acompanhando a situação junto aos moradores e à concessionária.
A agência disponibiliza seus canais de divulgação para que os usuários reportem problemas relacionados a má qualidade dos serviços essenciais regulados. As reclamações podem ser registradas na Ouvidoria da Ageman pelo WhatsApp 98842-2919 e 98410-3247, pelo e-mail ouvidoria.ageman2@gmail.com e ainda pelo 0800 092 3511.

— — —
Texto – Tereza Teófilo/Ageman
Fotos – Divulgação/Ageman